top of page

renato malanga

Sobre a questão de tema e plano de trabalho é o seguinte, comecei com fotografia de moda, vc lembra, daí eu fui pra fotografia de retrato misturado com moda, eu fazendo interferências na pessoa fotografada. Depois comecei a fazer como os retratistas fazem, você não vai lá apenas e faz o retrato, vc vai e monta a composição em volta da pessoa, o que vai mostrar quem a pessoa é, não só a sua imagem, e sim o contexto em q ela está inserida. Eu como lecionei 3 anos na faculdade, tive q prender a fotografar todo tipo de coisa, então eu fui pra objeto, alimento, documentário, tudo pra poder ensina-los, acabei aprendendo também. O que eu prefiro fotografar? Gosto de trabalhar com gente, né. Gosto de pegar a pessoa e transforma-la numa versão melhor.

Olha só trabalhei com registro analógico na época da especialização. Acho bacana, acho legal. Ate pensei em comprar o material para fazer em casa, mas isso seria apenas como hobby. No meu trabalho mesmo eu trabalho com o digital. Eu preciso do resultado na hora até mesmo para mostrar aos clientes, todos querem ver o resultado na hora, na câmara, e eu também. Pós-produção eu uso sim só que eu faço a pré-produção, se eu tiver q pegar a maquiagem e ter q fazer o retoque no rosto de um retratado... eu sempre faço isso, sempre precisa, sempre tem alguma coisa pra arrumar. Então pra evitar usar a intervenção do photophop eu arrumo com maquiagem, depois eu fotografo e já fica em uma qualidade incrível. E mesmo assim ainda vou pra pós-produção porque eu gosto de dar destaque aos olhos, clareando-os um pouco, não a cor do olho, mas todo o globo ocular. Dou uma suavizada bem de leve na pele e tb mexo com cor

Filtros, escritemas...  não uso filtro sobre a fotografia, mas qdo mexo com cor, contraste, luz e sombra isso se torna um filtro, posso até salvar e reutiliza-lo depois em outras imagens. Isso td se trabalha na parte de cor, q geralmente os filtros são esverdeados, amarelados, isso td vc trabalha na pós-produção. E tem outra, o p&b puro, vc utiliza, eu faço isso, eu gosto, mas tb vc pode alterar o preto e branco, vc pode mexer na luz e sombra e em vários detalhes do p&b e isso ai se torna um filtro q vc pode salvar e reutilizar. Os gifs não gosto, não utilizo. Escritas, só se for um trabalho já encomendado com arte feita em cima da fotografia, ou quando vou fazer algum cartaz, algum flyer. Fora isso nem pensar.

Planejamento... eu faço, mas não funciona mt não. Quando vou registrar alguma coisa, quando tenho uma ideia, a foto já está pronta na minha cabeça antes mesmo de registrar. Então eu tento chegar no mais próximo do q está na minha cabeça, e geralmente eu consigo. Posso chegar tb na hora de fazer o registro e me deparar com tudo q não condiz com a imagem q eu tenho pronta. Pq as vezes eu vejo a imagem da pessoa e ela usou programinhas de celular para mexer nisso ou naquilo, e chega na hora a pessoa real não é o q estava aparentando. Daí eu tenho q usar a criatividade. Isso pra mim não é problema, pelo contrário, sou bem bom nisso, sempre faço uma boa limonada.

A cidade não tem influência sobre meu trabalho, ao contrário, eu tento evitar mostrar o q pode ser marcado, identificado como cidade. Eu evito, procuro lugar neutro  ou lugar q vc possa achar q seja outro. Não gosto de Londrina.

© 2019 by abraços morbos  hospedad por Wix.com

  • Blogger ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page